BEM-VINDO À EN

HISTÓRIA E MISSÃO DA ESCOLA NAVAL

A Escola Naval (EN) é a mais antiga instituição de ensino de nível superior do Brasil. Foi criada em 1782, em Lisboa, Portugal, por Carta Régia da Rainha D. Maria I sob a denominação de Academia Real de Guardas-Marinha. Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia desembarcou no Rio de Janeiro em 1808, trazida a bordo da nau "Conde D. Henrique". Instalada primeiramente no Mosteiro de São Bento, lá permaneceu até 1832, e, a partir daí, sofreu inúmeras mudanças de instalações, tendo funcionado inclusive a bordo de navios. Finalmente, 1938, a ESCOLA NAVAL veio fixar-se na Ilha de Villegagnon.

A Escola Naval tem a missão de formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e Corpo de Intendentes da Marinhas (CIM), cabendo:

- Ministrar curso de graduação necessário ao desempenho de funções peculiares a Oficial Subalterno; e
- Supervisionar as atividades curriculares desenvolvidas no ciclo Pós-Escolar, a bordo do Navio Escola Brasil.
- Em situação de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção Federal e em regimes especiais, cabem à Escola Naval as tarefas concernentes à mobilização e à desmobilização que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e as emanadas pelo Diretor de Ensino da Marinha.